13 de out. de 2007

Sábado caótico: começou a venda dos pacotes

Se você ainda não adquiriu seu pacote da Mostra, é melhor se apressar, porque as vendas estão caóticas na Central da Mostra do Conjunto Nacional. Às 9h, uma hora antes da abertura oficial da bilheteria, as filas para os pacotes de 20 e 40 ingressos já viravam o Conjunto Nacional. Às 10, de acordo com a monitoria da Mostra, o sistema caiu e todas as filas ficaram paralisadas, e a falta de informações e de previsões para o solucionamento do problema irritou as pessoas que esperavam nas filas.

Após muita lentidão, as pessoas começaram a ser atendidas, mas o verdadeiro problema começou na fila para tirar fotos e receber as carteirinhas, já que a ordem da fila simplesmente não era respeitada. Depois da foto, seria entregue um canhoto para a retirada da credencial, mas os funcionários acabavam liberando os crachás aleatoriamente - algumas pessoas que estavam com senhas de número 50 foram atendidas antes das senhas número 20.

Além disso, não existia uma fila preferencial para idosos, o que causou mais descontentamento e problemas. Um jovem resolveu reclamar com os funcionários que estavam liberando os crachás fora da ordem de chegada e, em vez de ser ouvido e de receber uma satisfação, um segurança foi chamado para "conter seus ânimos", embora ele não estivesse ameaçando ninguém.

12h45. A fila para pacotes de 20 e 40 continuava enorme, mas já era mais tranqüilo comprar os pacotes especial e integral. O problema das fotos, entretanto, permanecia.

A programação e o livro com as sinopses ainda não estão prontos. Os funcionários da Mostra acreditam que eles comecem a ser disponibilizados na quarta, dia 17, mas não há nada garantido.

Infelizmente, o primeiro dia de venda dos pacotes da 31ª Mostra não foi nada promissor. Esperamos que tudo se resolva no decorrer da semana.

[Clique aqui para saber maiores informações sobre os pacotes >>]

De Nova Iorque para São Paulo

São Paulo dará início à sua 31ª Mostra de Cinema depois que Nova Iorque tiver encerrado seu 45º film-festival. Mas é só em tradição que Sampa fica pra trás. Se aqui serão exibidos quase 500 filmes em duas semanas, Nova Iorque selecionou nesse ano apenas 29 filmes, além de algumas sessões especiais (entre elas, uma homenagem ao cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade).

Dos 29 filmes do festival novaiorquino, que termina nesse domingo com a exibição da animação Persépolis, a Mostra já confirmou a exibição de 14. (Atualização, 15/10, 16h - O filme Persépolis acabou de ser confirmado na Mostra. Com isso, o número de filmes sobe para 15.)

São eles:

Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men), de Joel e Ethan Coen [Perspectiva]. A adaptação da memorável novela de Cormac McCarthy foi adaptada com muita sobriedade nas mãos dos irmãos Coen e narra a fuga de um jovem veterano do Vietnã que, carregando heroína e uma mala cheia de dinheiro, atravessa o oeste do Texas, sul dos EUA. Com Javier Bardem e Tommy Lee Jones.



Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited), de Wes Anderson [Perspectiva]. Filme de abertura do festival novaiorquino, a comédia é um dos marcos da atual "New York wage" e narra a passagem de três irmãos pela Índia, onde tentam reatar seus laços fraternais um ano após a morte do pai. As semelhanças com os road-movies independentes Sideways – Entre Umas e Outras e Pequena Miss Sunshine, ambos indicados ao Oscar, fazem do filme um forte concorrente à premiação do ano que vem. Com Owen Wilson e Adrien Brody.



I’m Not There, de Todd Haynes [Perspectiva]. As muitas fases de Bob Dylan retratadas por atores diferentes – desde Richard Gere até a elogiada Cate Blanchett – e com recursos de filmagem e direção que também variam ao longo do filme. Não é mais uma dessas biografias que estão pipocando por aí desde Ray.



Inútil (Useless), de Jia Zhang-ke [Retrospectiva Jia Zhang-ke]. A Mostra exibirá todos os filmes do mais prestigiado diretor chinês da atualidade. Inútil aborda o negócio da moda da China e, sem entrar na onda do documentário opinativo, discute o significado desse mercado num mundo globalizado. Uma das perguntas do filme: como a China pode ser o maior fabricante de roupas e não ter uma única marca de sucesso mundial?



Go Go Tales, de Abel Ferrara [Perspectiva]. Poucos prestaram atenção nesse filme, que não está em nenhuma lista dos destaques da Mostra. A comédia traz Willem Dafoe no papel de um dono de boate de strippers incomodado com as dificuldades cada vez maiores que enfrenta em seu cabaré. Quando tira a sorte grande na loteria, perde o bilhete premiado.




E também...
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile), de Cristian Mungiu [Perspectiva]
Atrizes (Actrices), de Valeria Bruni Tedeschi [Competição]
Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before Devil Knows That You Are Dead), de Sidney Lumet [Perspectiva]
Calle Santa Fe, de Carmem Castillo [Perspectiva]
Flight of the Red Balloon (Le Voyage du Ballon Rouge), de Hou Hsiao-Hsien [Perspectiva]
En la Ciudad de Sylvia, de José Luis Guerín [Perspectiva]
El Orfanato, de Juan Antonio Bayona [Competição]
Paranoid Park, de Gus Van Sant [Perspectiva]
Redacted, de Brian de Palma [Perspectiva]

Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

12 de out. de 2007

A dica do Labaki | Documentários

Nem tudo é verdade na Mostra. Mas com o número cada vez maior de documentários exibidos, a verdade está dando as caras no cinema. Em 2007, serão quase uma centena de filmes do gênero, e a produção nacional representa um quinto do total. É o que diz Amir Labaki (foto), organizador do festival de documentários É Tudo Verdade, na edição desse fim-de-semana do jornal Valor Econômico.

Conheça os principais documentários da Mostra, selecionados e comentados por Amir Labaki:


Brando, de Mimi Freedman e Leslie Grief. Um cativante mergulho na vida de um dos maiores atores do século XX, com valiosos materiais de arquivo. [Leia mais no site Omelete >>]

Condor, de Roberto Mader. Um pioneiro e didático mergulho nacional no Mercosul do terror, que reuniu oito ditaduras militares do continente, incluindo a brasileira. Prêmio Especial do Júri em Gramado e melhor documentário da Première Brasil no Rio. [Leia mais no Blog do Zanin >>]


Campos de Morango, de Ayelet Heller. Uma visão microscópica do beco sem saída do conflito no Oriente Médio. Palestinos que sobrevivem plantando morangos para exportação na Faixa de Gaza têm seu cotidiano perturbado pela rotina de bombardeios, controles militares e oscilações políticas. [Leia mais no site do Festival de Edimburgo >>]

Cartas a uma Ditadura, de Inês de Medeiros. Uma original revisita ao regime autoritário de Salazar, em Portugal, dos anos 1930 aos 70, a partir da correspondência enviada por mulheres ao ditador.

De Volta à Normandia, de Nicolas Philibert. Um estudo sobre o impacto do cinema sobre a vida de seus intérpretes eventuais. Philibert reencontra, passado um quarto de século, os habitantes que trabalharam como atores amadores nas filmagens de "Eu, Pierre Rivière, Que Matei Minha Mãe, Irmã e Irmão", de René Allio, nas quais foi assistente de direção.

Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Juízo, de Maria Augusta Ramos
Dois documentários nacionais desafiam as fronteiras entre ficção e não-ficção. O mestre dos mestres embaralha o depoimento de mulheres simples e a atuação de atrizes conhecidas. Já Maria Augusta empresta a face de intérpretes adolescentes para reencenar as lacunas dos registros de julgamento de menores infratores que legalmente não podem ter seus rostos expostos.
[Leia a crítica de "Jogo de Cena" no Críticos.com.br >>]

Fernanda Torres é uma das atrizes convidadas a contar histórias de anônimos para as lentes de Eduardo Coutinho em Jogo de Cena.


Lost, Lost, Lost, de Jonas Mekas. O terceiro dos filmes-diários do grande cineasta experimental americano de origem lituana, em cópia restaurada. Da chegada de Mekas a Manhattan, em 1949, até os agitos de meados dos anos 1960, esta autobiografia em "home movies" a um só tempo pesquisa os mecanismos da memória e radiografa o turbilhão nova-iorquino, da patota de Andy Warhol à resistência à guerra no Vietnã.

Nanking, de Bill Guttentag e Dan Sturman. Na aurora da Segunda Guerra Mundial, no segundo semestre de 1937, o Japão de Hirohito invadiu a China ainda capitalista. Nanquim, a então capital, se tornou palco de um dos maiores massacres da história asiática. Estimam-se 200 mil mortos e 20 mil mulheres estupradas. Testemunhos da época, entrevistas com sobreviventes e dilacerantes cenas de arquivo combinam-se numa lição de barbárie para jamais esquecer.

Retrospectiva Jia Zhang-Ke. Nenhum olhar sobre a China contemporânea supera em rigor e frescor o do jovem Jia. Suas ficções ("Plataforma", "Prazeres Desconhecidos", "O Mundo", "Em Busca da Vida") e seus documentários ("Dong", "Inútil") iluminam-se e complementam-se, sempre indagando o que é ser jovem na China socialista- capitalista arquitetada por Deng Xiao-Ping (1904-1997).

SOS Saúde (Sicko), de Michael Moore. O mais famoso dos documentaristas descansa a artilharia contra Bush para apresentar uma bem-humorada radiografia do desastroso sistema de saúde dos EUA. Perdoe-se o ingênuo escorregão do episódio cubano, na mais bem articulada das obras de Moore.

11 de out. de 2007

A Mostra tem história

Enquanto não começa a 31ª edição da Mostra, algumas curiosidades da história do evento:

+ A 1ª Mostra de Cinema de São Paulo começou em 21 de outubro de 1977, no MASP, e exibiu filmes agora clássicos, como O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog e 25, filme manifesto de Celso Lucas e Zé Celso Martinez sobre a independência de Moçambique, além do filme Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia, de Hector Babenco, cineasta que terá seu novo longa, O Passado, na abertura da 31º edição da Mostra. (Babenco também é o autor e o personagem do cartaz desse ano.)

+ A 3ª Mostra teve como filme de abertura Amor de Perdição, do cineasta português Manoel de Oliveira, hoje presença garantida em quase todas as edições da Mostra (nesse ano ele traz Cristóvão Colombo o Enigma). Seu filme, com 4 horas e 20 minutos de duração, sofreu com um projetor ruim e ficou quase incompreensível para a platéia, que acabou deixando o MASP antes do final da projeção.

+ A 5ª Mostra provocou polêmica com a exibição de Calígula, de Tinto Brass, sobre a vida do imperador romano Calígula Cesar, e com Saló - 120 Dias de Sodoma, o último filme do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini que adapta com crueza a obra homônima do Marquês de Sade.

+ A 14ª Mostra exibiu o inovador filme de Peter Greenaway, Os Mortos do Sena, no qual o cineasta faz um panorama do período da Revolução Francesa por meio de uma análise de cadáveres encontrados no Rio Sena. Greenaway recentemente esteve no Brasil exibindo sua nova proposta de cinema digital, que dialoga com as novas tecnologias.

+ A 16ª Mostra teve a presença de Quentin Tarantino, que via mais de quatro filmes por dia e buscava outros no escritório da Mostra. Essa edição exibiu Cães de Aluguel, película que o levou ao reconhecimento mundial e garantiu a criação de seu longa seguinte, Pulp Fiction.

+ A 17ª planejava uma retrospectiva da atriz sueca Ingrid Bergman (foto), mas os filmes emprestados pela Cinemateca Sueca se perderam na alfândega do aeroporto de Guarulhos. Quando os filmes foram encontrados, após o término da Mostra, foram devolvidos imediatamente à Suécia, sem serem exibidos no Brasil.

+ A 24ª Mostra exibiu uma retrospectiva do cineasta Luis Buñuel, contemplando até mesmo seus primeiros filmes da época surrealista, Um Cão Andaluz e A Idade do Ouro, realizados junto com Salvador Dalí.

+ A 25ª Mostra não exibiu um filme em sua noite de abertura, inovando com um show musical comandado pelo cineasta Emir Kusturica.

+ A 28ª Mostra promoveu duas exposições fotográficas, dos cineastas Amos Gitai e Abbas Kiarostami.

+ A 30ª Mostra trouxe uma tendência que se repete na edição desse ano: promoveu o filme Cabíria, de Giovanni Pastrone, e curtas sobre a obra de Shakespeare com acompanhamento musical ao vivo. Nesse ano, será exibida uma cópia restaurada de Tabu, de F.W. Murnau, além do filme-espetáculo Brand Upon the Brain.

[E TEM MAIS... O portal UOL traz uma página com todos os cartazes da Mostra. A dica foi dada por Celso Morelli na comunidade da Mostra no Orkut >>]

Um corredor literário enquanto a Mostra não vem

A Avenida Paulista, reduto dos cinéfilos da Mostra, se transformou em um corredor literário. Até o domingo, 14, a Paulista apresenta uma extensa programação que inclui debates, apresentações culturais, saraus e, oba!, sessões de cinema. Para ver todos os eventos, vá em www.corredorliterario.com.br.

O HSBC Belas Artes preparou uma programação especial, Literatura no Cinema. Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Veja os filmes desse fim-de-semana prolongado:

12/10 (SEXTA) | 19h | HSBC Belas Artes
“Morte em Veneza”, de Luchino Visconti (foto)
baseado no livro homônimo de Thomas Mann
[leia a crítica do site Contracampo >>]


13/10 (SÁBADO) | 19h | HSBC Belas Artes
“O Tempo Redescoberto”, de Raoul Ruiz
baseado no livro homônimo de Marcel Proust

14/10 (DOMINGO) | 19h | HSBC Belas Artes
“Hamlet”, de Grigori Kozintsev
baseado no livro homônimo de William Shakespeare


Outro evento que O Fino da Mostra destaca é o debate entre os escritores Andrea Del Fuego e Daniel Galera (foto). Autor de "O Dia em que o Cão Morreu", livro que deu origem ao filme "Cão Sem Dono", Galera, 28, é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea - leia matéria na revista Bravo! de outubro. "Afinal, por que se escreve?" é o tema da conversa.

Afinal, por que se escreve.
13/10 (SÁBADO | 17h | Centro Cultural FIESP (Café Hora da Razão)
Com Andrea Del Fuego e Daniel Galera.


HSBC Belas Artes
Rua da Consolação, 2423

Centro Cultural FIESP
Avenida Paulista, 1313

10 de out. de 2007

Novos filmes | Saiu a 2ª lista

Van Sant, Michael Moore, Paul Haggis, Manoel de Oliveira. A organização da Mostra acabou de divulgar uma segunda leva de filmes e O Fino da Mostra já atualizou a seção Todos os filmes. Veja abaixo algumas novidades:

Paranoid Park, de Gus Van Sant. Assim como em “Elephant”, em que contou a história do massacre de Columbine sob a perspectiva dos adolescentes envolvidos na história, Gus Van Sant dá voz a uma juventude retratada com toques de angústia e fúria. Paranoid Park acompanha com detalhes o cotidiano de um jovem skatista em crise após estar envolvido na morte de um segurança.



No Vale das Sombras (In The Valley of Elah), de Paul Haggis. O novo drama do diretor e roteirista Paul Haggis (Menina de Ouro, Crash) traz Tommy Lee Jones no papel de um veterano de guerra que sai em busca de seu filho, que desaparece após uma rápida incursão pelo Iraque. Com Charlize Theron e Susan Sarandon.



SOS Saúde (Sicko), de Michael Moore. Depois de atacar a indústria das armas e o governo Bush, Michael Moore critica o sistema de saúde norte-americano, um dos principais temas da próxima corrida presidencial no país.



Outros destaques da nova lista
Into The Wild, de Sean Penn
Cristóvão Colombo o Enigma, de Manoel de Oliveira.
O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho


Veja as listas atualizadas
Perspectiva Internacional
Competição
Panorama Brasil
Perspectiva (Médias e Curtas)
+ Filmes (retrospectivas, sessões especiais...)

Vai viajar nesse fim de semana? Atenção!

A venda dos pacotes de ingressos e de credenciais permanentes começa nesse sábado, dia 13. E como não há de ser diferente, deve acabar no sábado. A expectativa dos organizadores da Mostra é que se esgotem já no fim de semana.

Muito cuidado: para comprar os pacotes, é preciso comparecer pessoalmente na Central da Mostra, que fica no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073). Então, se for viajar no fim-de-semana prolongado, arque com as conseqüências!

Comodidade. Quem acompanhar a Mostra com integral, especial ou pacotes poderá retirar ingressos com antecedência de 1 a 4 dias. Um espectador que vai na Central da Mostra no dia 22, por exemplo, pode pegar ingressos para as sessões dos dias 23 a 26. Já se quiser uma sessão no próprio dia 22, terá que retirar na sala.

PREÇOS

Integral | R$ 360,00
(desconto de 15% para assinantes da Folha R$ 306,00)

Especial | R$ 90,00 [para sessões de segunda a sexta até as 17h55]
(desconto de 15% para assinantes da Folha R$ 76,50)

Pacote 20 Ingressos | R$ 150,00
Pacote 40 Ingressos | R$ 260,00

Ingressos individuais
De segunda a quinta | R$ 13,00 (inteira) | R$ 6,50 (meia)
Sexta, sábado e domingo | R$ 16,00 (inteira) | R$ 8,00 (meia)

Desconto Folha. O desconto da Folha só poderá ser utilizado na compra de pacotes que serão utilizados pelo titular da assinatura. Não vale para os dependentes!


CENTRAL DA MOSTRA
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Telefones: (11) 3142 9248 / (11) 3141 9280
Para informações: 8/10 a 12/10, das 12h às 18h
Para a venda de pacotes e permanentes: 13/10 a 01/11, das 10h às 21h.

9 de out. de 2007

31ª Mostra discute o papel da crítica

De acordo com Leon Cakoff, fundador do evento, os críticos de cinema estão perdendo o contato com o público, em vez de criarem um espaço para a discussão, o questionamento e a filosofia. Para discutir o papel do crítico de cinema e a própria figura do cinéfilo, a 31ª Mostra irá promover diversos debates sobre o assunto no 6º andar do shopping Frei Caneca, além do lançamento da edição brasileira do livro "A Rampa", do crítico Serge Daney (foto).

+++

Enquanto a mostra não começa, a Central da Mostra, localizada no Conjunto Nacional, já está aberta para informações e compra de souvenirs da Mostra (como camisetas e copos). A partir do dia 13, a Central também começa a vender os pacotes de ingressos e as entradas permanentes.

Central da Mostra
Av. Paulista, 2073
das 12h às 18h

[LEIA ABAIXO: A aposta do Leon Cakoff para a 31ª Mostra]

8 de out. de 2007

Onde assistir?

A 31ª Mostra acontece em 19 salas e espaços de São Paulo, 5 dos quais com entrada franca. A maioria são salas do circuito de arte, localizadas na região da avenida Paulista.
Confira os endereços:

Frei Caneca Unibanco Arteplex [salas 1, 2, 3 e 4]
Frei Caneca Shopping - Rua Frei Caneca, 569, 3º piso
tel.: 3472.2365

Espaço Unibanco [salas 1 e 3]
Rua Augusta, 1475
tel.: 3288.6780

Cine Bombril [salas 1 e 2]
Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073
tel.: 3285.3696

Cinesesc
Rua Augusta, 2075
tel.: 3082.0213

Reserva Cultural [sala 2]
Av. Paulista, 900, Térreo Baixo
tel.: 3287.3529

Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
tel.: 3512.6111

iG Cine (ex-Sala UOL de Cinema)
Rua Fradique Coutinho, 361, Pinheiros
tel.: 5096.0585

Cine TAM (Shopping Morumbi)
Shopping Morumbi - Av. Roque Petroni Junior, 1069, Piso Superior
tel.: 5189.4656

Cinemark Eldorado
Av. Rebouças, 3970, Pinheiros
tel: 2197.7473

entrada franca

Galeria Olido
Av. São João, 473, Centro
tel.: 3331.8399

Faap
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
te.: 3662.7000

Vão livre do Masp
Av. Paulista, 1578
tel.: 3251.5644

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
tel.: 3383.3402

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Souza Andrade, 544, Barra Funda
tel.: 3823.4600


Além das salas e espaços acima, o teatro do Sesc Pinheiros (foto) receberá o filme-espetáculo Brand Upon the Brain, do diretor canadense Guy Maddin, que foi um dos pontos altos do último Festival de Berlim.
O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195. tel.: 3095-9400

A dica do Cakoff

Leon Cakoff, criador e organizador da Mostra, conhece muito bem o que está trazendo à cidade. Ele e a esposa, Renata de Almeida, são os dois responsáveis pela escolha dos mais de 400 filmes da programação. Mesmo assim, em entrevista coletiva realizada no dia 6, preferiu deixar para os jornalistas a missão de encontrar preciosidades onde poucos prestariam atenção. Deixou escapar uma única dica. "Os filmes armenos estão muito bons." Cakoff, naturalizado brasileiro, é descendente de armenos.

Até agora, estão confirmados seis filmes que retratam a questão do genocídio armeno.

A LONGA VOLTA PARA CASA, de Eileen Thalenberg
A CASA DAS COTOVIAS (LA MASSERIA DELLE ALLODOLE), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani
ARARAT – 14 VISÕES (ARARAT - 14 TESSARAN), de Don Askarian
ARMÊNIA (LE VOYAGE EN ARMÉNIE), de Robert Guédiguian
O FAROL (MAYAK), de Maria Saakyan
SCREAMERS, de Carla Garapedian


Trailer do filme Ararat - 14 Visões

Starbucks na Paulista

O copão de café tipicamente americano da rede Starbucks é mais uma opção para manter acordados os maratonistas da Mostra. Inaugurada nesse fim de semana, a cafeteria fica no Shopping Center 3 (na Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta). Mas cuidado: se repetir o sucesso das outras cinco lojas da rede em São Paulo, as filas para pedir o café podem fazer você perder a sessão.

STARBUCKS CENTER 3. Avenida Paulista, 2064. Segunda a sábado, das 8 às 21 horas. Domingo, das 10 às 21 horas. Ambiente com acesso à internet wi-fi.
http://www.starbucks.com.br

Café expresso (espresso), R$ 2,80. Pão de queijo, R$ 2,00. Cafés especiais (cappucino, mocca, latte – em três tamanhos de copos), entre R$ 6,00 e R$ 9,00.

Garimpo

Uma retrospectiva com toda a obra do chinês Jia Zhang-ke. Uma seleção dos vencedores do principal festival de cinema africano. Quase cem filmes de diretores que estão estreando ou lançando seu segundo filme. Um pouco de Cannes, de Veneza, de Berlim. Um espetáculo em que o filme é acompanhado por atores no palco. Glauber Rocha restaurado. David Lynch, Ang Lee, Cronenberg e... Zé do Caixão.

Entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, São Paulo convida os amantes do cinema a fazer garimpo. A 31ª Mostra Internacional de Cinema oferece uma corrida do ouro com mais de 400 filmes. O Fino da Mostra é um dos muitos guias que estarão à disposição dos desbravadores para que as duas semanas de maratona sejam aproveitadas ao máximo.


Veja abaixo a lista de filmes selecionados até agora para a Mostra.

Perspectiva Internacional

2 DIAS EM PARIS( 2 DAYS IN PARIS ), de Julie Delpy / FRANÇA, ALEMANHA
4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS( 4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI 2 ZILE ), de Cristian Mungiu / FRANÇA, ROMÊNIA
A 15ª PEDRA, de Rita Azevedo Gomes / PORTUGAL
A AMADA( L'AIMÉE ), de Arnaud Desplechin / FRANÇA
A CASA DAS COTOVIAS( LA MASSERIA DELLE ALLODOLE ), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani / ITÁLIA, FRANÇA, BULGÁRIA, ESPANHA
A CULPA É DO FIDEL( LA FAUTE À FIDEL ), de Julie Gavras / FRANÇA
A DESCONHECIDA( LA SCONOSCIUTA ), de Giuseppe Tornatore / ITÁLIA
A ERA DA INOCÊNCIA( L'ÂGE DES TÉNÈBRES ), de Denys Arcand / FRANÇA, CANADÁ
A ESTRELA DO SOLDADO( L´ ÉTOILE DU SOLDAT ), de Christophe de Ponfilly / FRANÇA, ALEMANHA, AFEGANISTÃO
A HERANÇA( L'HERITAGE ), de Gela Babluani, Temur Babluani / GEÓRGIA, FRANÇA
A ILHA( OSTROV ), de Pavel Lounguine / RÚSSIA
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA( MAN CHENG JIN DAI HUANG JIN JIA ), de Yimou Zhang / HONG KONG, CHINA
A OUTRA MARGEM, de Luis Filipe Rocha / PORTUGAL, BRASIL
A PRAÇA DO SALVADOR( PLAC ZBAWICIELA ), de Joanna Kos-Krauze, Kzzysztof Krauze / POLÔNIA
A PROMISE TO THE DEAD: THE EXILE JOURNEY OF ARIEL DORFMAN, de Peter Raymont / CANADÁ
À PROVA DE MORTE( GRINDHOUSE: DEATH PROOF ), de Quentin Tarantino / EUA
A QUESTÃO HUMANA( LA QUESTION HUMAINE ), de Nicolas Klotz / FRANÇA
A RETIRADA( DISENGAGEMENT ), de Amos Gitai / ISRAEL, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA
A SOMBRA INTERIOR( THE SHADOW WITHIN ), de Silvana Zancolo / ITÁLIA
A ÚLTIMA HORA( THE 11TH HOUR ), de Nadia Conners, Leila Conners Petersen / EUA
A VALSA( VALZER ), de Salvatore Maira / ITÁLIA
A VIDA DOS OUTROS( DAS LEBEN DER ANDEREN ), de Florian Henckel von Donnersmarck / ALEMANHA
A VISÃO( DRISHTANTHAM ), de M.P.Sukumaran Nair / ÍNDIA
ACROSS THE UNIVERSE, de Julie Taymor / EUA
ANGEL, de François Ozon / INGLATERRA,BÉLGICA, FRANÇA
ANTES QUE EU ESQUEÇA( AVANT QUE J'OUBLIE ), de Jacques Nolot / FRANÇA
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO( BEFORE DEVIL KNOWS THAT YOU ARE DEAD ), de Sidney Lumet / EUA
APRÈS LUI, de Gaël Morel / FRANÇA
ARARAT - 14 VISÕES( ARARAT - 14 TESSARAN ), de Don Askarian / HOLANDA, ALEMANHA, ARMÊNIA
ARGENTINA LATENTE, de Fernando E. Solanas / ARGENTINA, FRANÇA, ESPANHA
ARMADILHA( KLOPKA ), de Srdan Golubovic / SÉRVIA, ALEMANHA, HUNGRIA
ARMÊNIA( LE VOYAGE EN ARMÉNIE ), de Robert Guédiguian / FRANÇA
ARMIN, de Ognjen Svilicic / CROÁCIA, ALEMANHA, BÓSNIA-HERZEGÓVINA
AS TESTEMUNHAS( LES TÉMOINS ), de André Téchiné / FRANÇA
ATRAVÉS DO PLANALTO( CHUAN YUE GAO YUAN ), de Zhang Zeming, Paul Liu / CHINA, AUSTRÁLIA
BAMAKO, de Abderrahmane Sissako / REPÚBLICA DE MALI, FRANÇA
BEAUFORT( BUFOR ), de Joseph Cedar / ISRAEL
BELA CIDADE( THIS BEAUTIFUL CITY ), de Ed Gass-Donnelly / CANADÁ
BOMB IT, de Jon Reiss / EUA
BRANCA DE NEVE, DEPOIS DO CASAMENTO( SNOW WHITE THE SEQUEL ), de Picha / BÉLGICA, FRANÇA, REINO UNIDO, POLÔNIA
BRANDO, de Mimi Freedman,Leslie Grief / EUA
BREAKOUT, de Mike Eschmann / SUÍÇA
CADA UM COM SEU CINEMA( CHACUN SON CINÉMA ), de Vários / FRANÇA
CAIXAS( BOXES ), de Jane Birkin / FRANÇA
CALLE SANTA FE, de CARMEN CASTILLO / FRANÇA, CHILE, BÉLGICA
CANÇÕES DE AMOR( LES CHANSONS D´AMOUR ), de Christophe Honoré / FRANÇA
CAOS( HEYA FAWDA ), de Youssef Chahine, Khaled Youssef / EGITO, FRANÇA
CAÓTICA ANA, de Julio Medem / ESPANHA
CARAMEL, de Nadine Labaki / FRANÇA, LÍBANO
CARGO 200( GRUZ 200 ), de Alexey Balabanov / RÚSSIA
CASA DAS BELAS ADORMECIDAS( HAUS DER SCHLAFENDEN SCHÖNEN ), de Vadim Glowna / ALEMANHA
CÉU DE DEZEMBRO( JUNI GATSU NO SORA ), de Hiroshi Toda / JAPÃO
CIRANDA EM BERLIM( BERLINER REIGEN ), de Dieter Berner / ALEMANHA
COMEDORES DE FERRO( EISENFRESSER ), de Shaheen Dill-Riaz / ALEMANHA
CONGORAMA, de Philippe Falardeau / CANADÁ, BÉLGICA, FRANÇA
CONTOS DE TERRAMAR( GEDO SENKI ), de Goro Miyazaki / JAPÃO
CONVERSAS COM MEU JARDINEIRO( DIALOGUES AVEC MON JARDINIER ), de Jean Becker / FRANÇA
CRISTOVÃO COLOMBO O ENIGMA( CRISTOVAO COLOMBO O ENIGMA ), de Manoel de Oliveira / FRANÇA, PORTUGAL
DE VOLTA À NORMANDIA( RETOUR EN NORMANDIE ), de Nicolas Philibert / FRANÇA
DEFENSORES DO PARAÍSO, de Yoram Porath / EQUADOR
DELIRIOUS, de Tom DiCillo / EUA
DESEJO E REPARAÇÃO( ATONEMENT ), de Joe Wright / REINO UNIDO
DEVER CÍVICO( CIVIC DUTY ), de Jeff Renfroe / REINO UNIDO, EUA, CANADÁ
DO OUTRO LADO( AUF DER ANDEREN SEITE ), de Fatih Akin / ALEMANHA, TURQUIA
DOL, de Hiner Saleem / CURDISTÃO, FRANÇA, ALEMANHA
EDUART, de Angeliki Antoniou / GRÉCIA, ALEMANHA
EGG( YUMURTA ), de Semih Kaplanoglu / TURQUIA, GRÉCIA
EM PARIS( DANS PARIS ), de Christophe Honoré / FRANÇA, PORTUGAL
ELIPSIS, de Eduardo Arias-Nath / VENEZUELA
EN LA CIUDAD DE SYLVIA, de José Luis Guerín / ESPANHA
ENTREVISTA( INTERVIEW ), de Steve Buscemi / EUA, HOLANDA
ESTAÇÃO SECA( DARATT ), de Mahamat-Saleh Haroun / FRANÇA, BÉLGICA
ESTE FILME AINDA NÃO TEM CENSURA( THIS FILM IS NOT YET RATED ), de Kirby Dick / EUA
EVERYONE'S FINE( ALLA MÅR BRA ), de Rainer Hartleb / SUÉCIA
FAY GRIM, de Hal Hartley / EUA, ALEMANHA, FRANÇA
FLAMENCO MI VIDA, KNIVES OF THE WIND, de Peter Sempel / ALEMANHA
FLAWLESS, de Michael Radford / REINO UNIDO
FLIGHT OF THE RED BALLOON( LE VOYAGE DU BALLON ROUGE ), de Hou Hsiao-Hsien / FRANÇA
FORGIVE ME( DÉLIVREZ-MOI ), de Denis Chouinard / CANADÁ
GARÇOM( OBER ), de Alex van Warmerdam / HOLANDA
GLÓRIA AO CINEASTA!( KANTOKU • BANZAI! ), de Takeshi Kitano / JAPÃO
GO GO TALES, de Abel Ferrara / ITÁLIA, EUA
GOODBYE BAFANA, de Bille August / ALEMANHA, FRANÇA, BÉLGICA, ÁFRICA DO SUL, ITÁLIA
GUARDIÕES DO DIA( DNEVNOY DOZOR ), de Timur Bekmambetov / RÚSSIA
HANA( HANA YORI MO NAHO ), de Hirokazu Kore-Eda / JAPÃO
HULA GIRLS( HULA GÂRU ), de Lee Sang-il / JAPÃO
I'M NOT THERE, de Todd Haynes / EUA, ALEMANHA
IMPÉRIO DOS SONHOS( INLAND EMPIRE ), de David Lynch / FRANÇA, POLÔNIA, EUA
IMPORT EXPORT, de Ulrich Seidl / ÁUSTRIA
INDO PARA CASA( LUO YE GUI GEN ), de Zhang Yang / HONG KONG, CHINA
INFÂNCIAS( ENFANCES ), de Vários / FRANÇA
INTO THE WILD, de Sean Penn / EUA
INVISÍVEIS( INVISIBLES ), de I.Coixet. W.Wenders, F.León de Aranoa, M.Barroso, J.Corcuera / ESPANHA
IN THE CITIES( DANS LES VILLES ), de Catherine Martin / CANADÁ
IN THE SHADOW OF THE LIGHT, de Sarah Payton, Chris Teerink / HOLANDA
INTIMATE ENEMIES( L'ENNEMI INTIME ), de Florent-Emilio Siri / FRANÇA
IRMÃS PERTURBADORAS( SCHWESTERHERZ ), de Ed Herzog / ALEMANHA
JOVEM YAKUZA( YOUNG YAKUZA ), de Jean-Pierre Limosin / FRANÇA
KIMERA - ESTRANHA SEDUÇÃO( THE INNER LIFE OF MARTIN FROST ), de Paul Auster / FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL
KURT COBAIN - SOBRE UM FILHO( KURT COBAIN ABOUT A SON ), de AJ Schnack / EUA
LA VERITÀ DI CRISTALLO, de Massimo Mazzucco / EUA
LADY CHATTERLEY, de Pascale Ferran / BÉLGICA, FRANÇA, REINO UNIDO
LATIDOS DA TARDE( XIA WU GOU JIAO ), de Zhang Yuedong / CHINA
LOST IN BEIJING( PING GUO ), de Li Yu / CHINA
LUST, CAUTION( SE, JIEN ), de Ang Lee / EUA, CHINA
LUXURY CAR( JIANG CHENG XIA RI ), de Chao Wang / FRANÇA
MAL NASCIDA, de João Canijo / PORTUGAL
MEDEA MIRACLE( MÉDÉE MIRACLE ), de Tonino De Bernardi / FRANÇA
MEDO DA VERDADE( GONE BABY GONE ), de Ben Affleck / EUA
MEMORY OF SEPTEMBER, de Hiroshi Toda / JAPÃO
MEU MELHOR AMIGO( MON MEILLEUR AMI ), de Patrice Leconte / FRANÇA
MORTE DO PRESIDENTE( DEATH OF A PRESIDENT ), de Gabriel Range / INGLATERRA
NANKING, de Bill Guttentag, Dan Sturman / EUA
NÃO TOQUE NO MACHADO( NE TOUCHEZ PAS LA HACHE ), de Jacques Rivette / FRANÇA, ITÁLIA
NASCIDO E CRIADO( NACIDO Y CRIADO ), de Pablo Trapero / ARGENTINA, BRASIL, ITÁLIA, INGLATERRA
NEM PENSAR!( NON PENSARCI ), de Gianni Zanasi / ITÁLIA
NO VALE DAS SOMBRAS( IN THE VALLEY OF ELAH ), de Paul Haggis / EUA
NOSSO TEMPO( KAAL ), de Bappaditya Bandopadhyay / ÍNDIA
O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA( LOVE IN THE TIME OF CHOLERA ), de Mike Newell / EUA
O ASSASSINATO DE JESSE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD( THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD ), de Andrew Dominik / EUA, CANADÁ
O BÚFALO DA NOITE( EL BUFALO DE LA NOCHE ), de Jorge Hernandez Aldana / MÉXICO
O CAVALEIRO NEGRO( THE BLACK PIMPERNEL ), de Ulf Hultberg / DINAMARCA, MÉXICO, SUÉCIA
O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN( THE JANE AUSTEN BOOK CLUB ), de Robin Swicord / EUA
O ESTADO DAS COISAS( EL ESTADO DE LAS COSAS ), de Marcos Loayza / BOLÍVIA
O ESTADO DO MUNDO, de A. Weerasethakul,V.Ferraz,A.Abraham,W.Bing,P.Costa,C.Akerman / PORTUGAL, ESCÓCIA, FRANÇA, TAILÂNDIA, CHINA, BRASIL, ÍNDIA
O FAROL( MAYAK ), de Maria Saakyan / ARMÊNIA, RÚSSIA
O HOMEM DE LONDRES( A LONDONI FÉRFI ), de Béla Tarr / HUNGRIA, FRANÇA, ALEMANHA
O PREÇO DA CORAGEM( A MIGHTY HEART ), de Michael Winterbottom / EUA, REINO UNIDO
O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA, de Jorge Paixão da Costa / PORTUGAL, BRASIL
O SINAL( LA SEÑAL ), de Ricardo Darín / ARGENTINA, ESPANHA
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ( NO COUNTRY FOR OLD MEN ), de Joel Coen, Ethan Coen / EUA
ONE + ONE, de Jean Luc Godard / INGLATERRA
ONE OF OUR OWN, de Abe Levy / EUA
OS CORPOS MORTOS DOS VIVOS( DIE TOTEN KÖRPER DER LEBENDEN ), de Peter Kern / ÁUSTRIA
PALMAS BRANCAS( FEHER TENYER ), de Szablocs Hadju / HUNGRIA
PARANOID PARK, de Gus Van Sant / FRANÇA, EUA
PEOPLE - HISTÓRIAS DE NOVA IORQUE( THE GREAT NEW WONDERFUL ), de Danny Leiner / EUA
PINTORA AOS 4 ANOS( MY KID COULD PAINT THAT ), de Amir Bar-Lev / EUA
PLANETA TERROR( GRINDHOUSE: PLANET TERROR ), de Robert Rodriguez / EUA
POTOSI, THE JOURNEY( POTOSI, LE TEMPS DU VOYAGE ), de Ron Havilio / FRANÇA, ISRAEL
REDACTED, de Brian De Palma / EUA
REQUIEM, de Hans Christian Schimd / ALEMANHA
ROLLING STONES, SYMPATHY FOR THE DEVIL( SYMPATHY FOR THE DEVIL ), de Jean Luc Godard / INGLATERRA
SAVAGE GRACE, de Tom Kalin / ESPANHA, EUA
SE O VENTO LEVANTA A AREIA( SI LE VENT SOULÈVE LES SABLES ), de Marion Hänsel / BÉLGICA, FRANÇA
SENHORES DO CRIME( EASTERN PROMISES ), de David Cronenberg / INGLATERRA, CANADÁ, EUA
SERKO, de Joël Farges / FRANÇA
SHELTER( RIPARO ), de Marco Simon Puccioni / ITÁLIA, FRANÇA
SMILEY FACE, de Gregg Araki / EUA
SOBREVIVENDO À MINHA MÃE( SURVIVING MY MOTHER ), de Émile Gaudreault / CANADÁ
SOMBRAS( SENKI ), de Milcho Manchevski / MACEDÔNIA, ALEMANHA, ITÁLIA, BULGÁRIA, ESPANHA
SOMBRAS DE GOYA( GOYA'S GHOSTS ), de Milos Forman / EUA, ESPANHA
SONHANDO ACORDADO( LA SCIENCE DES RÊVES ), de Michel Gondry / FRANÇA, ITÁLIA
SONIC MIRROR, de Mika Kaurismaki / SUÍÇA, FINLÂNDIA, ALEMANHA
SOS SAÚDE( SICKO ), de Michael Moore / EUA
SUKIYAKI WESTERN DJANGO, de Takashi Miike / JAPÃO
TALK TO ME, de Kasi Lemmons / EUA
TERANGA BLUES, de Moussa Sene Absa / SENEGAL, FRANÇA
THE GIRLS FROM BRAZIL( HAYLADOT MBRAZIL ), de Nili Tal / ISRAEL, BRASIL
THE NOTORIOUS BETTIE PAGE, de Mary Harron / EUA
THE OPTIMISTS( OPTIMISTI ), de Goran Paskaljevic / SÉRVIA
THE REST IS SILENCE( RESTUL E TACERE ), de Nae Caranfil / ROMÊNIA
THE TRACEY FRAGMENTS, de Bruce McDonald / CANADÁ
UM JOGO DE VIDA OU MORTE( SLEUTH ), de Kenneth Branagh / EUA
UM VERÃO PARA TODA VIDA( DECEMBER BOYS ), de Rod Hardy / AUSTRÁLIA, REINO UNIDO, EUA
UMA HISTÓRIA DIFERENTE( UN'ALTRA STORIA ), de M. Battaglia, G. Donati, L. Schimmenti, A. Zulini / ITÁLIA
VALENTE( THE BRAVE ONE ), de Neil Jordan / EUA, AUSTRÁLIA
VENTOS DO ZERO( WINDS FROM ZERO ), de Toshi Shoya / JAPÃO
VIAGEM A DARJEELING( THE DARJEELING LIMITED ), de Wes Anderson / EUA
VIDA SELVAGEM( DAS WILDE LEBEN ), de Achim Bornhak / ALEMANHA
VOCÊS, OS VIVOS( DU LEVANDE ), de Roy Andersson / SUÉCIA, ALEMANHA, FRANÇA, DINAMARCA, NORUEGA
YO SOY LA JUANI, de Bigas Luna / ESPANHA
ZOO, de Robinson Devor / EUA

Competição

24 MEASURES( 24 MESURES ), de Jalil Lespert / FRANÇA, CANADÁ
A ARTE DAS LÁGRIMAS ( KUNSTEN AT GRAEDE I KOR ), de Peter Schønau Fog / DINAMARCA
A BANDA( BIKUR HATIZMORET ), de Eran Kolirin / ISRAEL, FRANÇA
A DAMA DO MAR( LA FINE DEL MARE ), de Nora Hoppe / ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA
A TIME FOR FISHES( ZEIT DER FISCHE ), de Heiko Aufdermauer / ALEMANHA
A VIDA DOS OUTROS( DAS LEBEN DER ANDEREN ), de Florian Henckel von Donnersmarck / ALEMANHA
A WHITE BALLAD( UNA BALLATA BIANCA ), de Stefano Odoardi / ITÁLIA
ABRIGO( RIPARO ), de Marco Simon Puccioni / ITÁLIA, FRANÇA
ABSOLUTE BEGINNER( ALEJA GOWNIARZY ), de Piotr Szczepanski / POLÔNIA
AIDEU - BEHIND THE SCREEN, de Arup Manna / ÍNDIA
ALL THE INVISIBLE THINGS( HEILE WELT ), de Jakob M. Erwa / ÁUSTRIA
AMOUR FOU( AUFTAUCHEN ), de Felicitas Korn / ALEMANHA
ANYTIME SOON( ESAS NO SON PENAS ), de Anahí Hoeneisen, Daniel Andrade / EQUADOR
AO CACHORRO DESCONHECIDO( FÜR DEN UNBEKANNTEN HUND ), de D. e B. Reding / ALEMANHA
ATRÁS DAS NUVENS, de Jorge Queiroga / PORTUGAL
ATRIZES( ACTRICES ), de Valeria Bruni Tedeschi / FRANÇA
BAD HABITS( MALOS HÁBITOS ), de Simón Bross / MÉXICO
BEN X, de Nic Balthazar / BÉLGICA
BLIND MOUNTAIN( MANG SHAN ), de Li Yang / HONG KONG, CHINA
BORN WITHOUT( NACIDO SIN ), de Eva Norvind / MÉXICO
BUDDHA'S LOST CHILDREN, de Mark Verkerk / HOLANDA
CASHBACK, de Sean Ellis / REINO UNIDO
CHAMAMÉ - MUSIC, PEOPLE, POETRY, de Cosima Lange / ALEMANHA, ARGENTINA
COCHOCHI, de Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán / MÉXICO, REINO UNIDO, CANADÁ
CONTRA INVESTIGAÇÃO( CONTRE-ENQUÊTE ), de Franck Mancuso / FRANÇA
CONTROL, de Anton Corbijn / REINO UNIDO, EUA
DE CABEÇA PARA BAIXO( PREVRTENO ), de Igor Ivanov / MACEDÔNIA, CROÁCIA
DEFICIT, de Gael Garcia Bernal / MÉXICO
DISTANCE( YUAN LI ), de Wei Tie / CHINA
DREAMS OF DUST( RÊVES DE POUSSIÈRE ), de Laurent Salgues / FRANÇA, CANADÁ, REPÚBLICA DO BURQUINA FASSO
EL ORFANATO, de Juan Antonio Bayona / ESPANHA
FACING THE DAY( STO SA SOBOM PREKO DANA ), de Ivona Juka / CROÁCIA
FATA MORGANA, de Simon Gross / ALEMANHA
FÉRIAS ROUBADAS( LES PETITES VACANCES ), de Olivier Peyon / FRANÇA
FOUL GESTURE( TNUAH MEGUNA ), de Tzahi Grad / ISRAEL
FRANCE( LA FRANCE ), de Serge Bozon / FRANÇA
GARAGE, de Lenny Abrahamson / IRLANDA
GOODNIGHT IRENE, de Paolo Marinou-Blanco / PORTUGAL
HAFNER´S PARADISE( HAFNERS PARADIES ), de Günter Schwaiger / ÁUSTRIA, ESPANHA
HAVE YOU ANOTHER APPLE? ( BAAZ HAM SIB DAARI ), de Bayram Fazli / IRÃ
HELP ME EROS( BANG BANG WO AI SHEN ), de Lee Kang-Sheng / TAIWAN
IDENTITY - THE TRUE STORY OF JUAN PIRAS PERON( IDENTITÀ – LA VERA STORIA DI JUAN PIRAS PERÓN ), de Chiara Bellini / ITÁLIA
IN YOUR WAKE( NOS RETROUVAILLES ), de David Oelhoffen / FRANÇA
IRINA PALM, de Sam Garbarski / BÉLGICA, LUXEMBURGO, INGLATERRA, ALEMANHA, FRANÇA
IT'S BETTER IF GABRIELA DOESN'T DIE( MEJOR ES QUE GABRIELA NO SE MUERA ), de Sergio Umansky / MÉXICO
JESUS, SPIRIT OF GOD( ISSA, ROH-E KHODA ), de Nader Talebzadeh / IRÃ
KARGER, de Elke Hauck / ALEMANHA
KAROY, de Zhanna Issabayeva / CAZAQUISTÃO
KIKE COMO EU( KIKE LIKE ME ), de Jamie Kastner / CANADÁ
LA LEON, de Santiago Otheguy / ARGENTINA, FRANÇA
LA ZONA, de Rodrigo Plá / ESPANHA, MÉXICO
LAS VIDAS POSIBLES, de Sandra Gugliotta / ARGENTINA
LONDON TO BRIGHTON, de Paul Andrew Williams / REINO UNIDO
LONGE DELA( AWAY FROM HER ), de Sarah Polley / CANADÁ
LOUCO AMOR( AUFTAUCHEN ), de Felicitas Korn / ALEMANHA
LOVE RUNS FASTER THAN BLOOD, de Hideki Kitagawa / JAPÃO
LUMO, de Bent-Jorgen Perlmutt / REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, EUA
MILITARY INTELLIGENCE AND YOU, de Dale Kutzera / EUA
MOEBIUS REDUX - A LIFE IN PICTURES( MOEBIUS REDUX - EIN LEBEN IN BILDERN/ UNE VIE EN IMAGES ), de Hasko Baumann / ALEMANHA, CANADÁ
MUNYURANGABO, de Lee Isaac Chung / EUA
MUST READ AFTER MY DEATH, de Morgan Dews / ESPANHA, EUA
MY DAUGHTER, MY ANGEL( MA FILLE, MON ANGE ), de Alexis Durant-Brault / CANADÁ
NADINE, de Erik de Bruyn / HOLANDA, BÉLGICA
NINGUÉM( NOBODY ), de Shawn Linden / CANADÁ
NO REGRET( HUHWAEHAJI ANAH ), de Leesong Hee-il / CORÉIA DO SUL
O CAMINHO DOS INGLESES( EL CAMINO DE LOS INGLESES ), de Antonio Banderas / ESPANHA
O FILME DA RAINHA, de Sergio Mercurio / ARGENTINA
O PONTO VERMELHO( IL PUNTO ROSSO ), de Marco Carlucci / ITÁLIA
O PREÇO A PAGAR( LE PRIX À PAYER ), de Alexandra Leclère / FRANÇA
O QUE SEI DE LOLA( LO QUE SÉ DE LOLA ), de Javier Rebollo / ESPANHA, FRANÇA
O ZELADOR, de Daren Bartlett / REINO UNIDO
ON EVIL GROUNDS( AUF BÖSEM BODEN ), de Peter Koller / ÁUSTRIA
ON THE WINGS OF DREAMS( SWOPNODANAY ), de Golam Rabbany Biplob / BANGLADESH
PADRE NUESTRO, de Christopher Zalla / EUA
PANCHO VILLA, A REVOLUÇÃO NÃO ACABOU( PANCHO VILLA, LA REVOLUCIÓN NO HA TERMINADO ), de Francesco Taboada Tabone / MÉXICO
PERSONAL CHE, A METAMORFOSE AMBULANTE DE GUEVARA( PERSONAL CHE ), de Douglas Duarte, Adriana Mariño / COLÔMBIA, BRASIL, EUA
PONTAPÉS( KICKS ), de Albert ter Heerdt / HOLANDA
POSTCARDS FROM LENINGRAD( POSTALES DE LENINGRADO ), de Mariana Rondón / VENEZUELA
RAZORTOOTH, de Patricia Harrington / EUA
RETURN TO GOREE( RETOUR À GORÉE ), de Pierre-Yves Borgeaud / SUÍÇA, LUXEMBURGO
ROMEO & JULIETTE, de Yves Desgagnés / CANADÁ
SCREAMERS, de Carla Garapedian / REINO UNIDO, EUA
SISTERS OF NO MERCY( MEINE HÖLLE EUROPA ), de Lukas Roegler / ALEMANHA, NIGÉRIA
SNIPERS VALLEY( MÖRDERISCHER FRIEDEN ), de Rudolf Schweiger / ALEMANHA
SO LONG, MY HEART!( WIR WERDEN UNS WIEDERSEHEN ), de Stefan Hillebrand, Oliver Paulus / ALEMANHA, SUÍÇA
SOB A MESMA LUA( SOTTO LA STESSA LUNA ), de Carlo Luglio / ITÁLIA
SOMBRAS DA NOITE( AUX FRONTIERES DE LA NUIT ), de Nasser Bakhti / SUÍÇA
TEBAS, de Rodrigo Areias / PORTUGAL
THE BIG SELLOUT( DER GROSSE AUSVERKAUF ), de Florian Opitz / ALEMANHA
THE CAVE SIDE OF LIFE( IL LATO GROTTESCO DELLA VITA ), de Federica Di Giacomo / ITÁLIA
THE CREAM( LA CRÈME ), de Reynald Bertrand / FRANÇA
THE DOORMAN, de Wayne Price / EUA
THE GIRL BY THE LAKE( LA RAGAZZA DEL LAGO ), de Andrea Molaioli / ITÁLIA
THE HALFMOON FILES, de Philip Scheffner / ALEMANHA
THE HOTTEST STATE, de Ethan Hawke / EUA
THE ORCHESTRA OF PIAZZA VITTORIO( L’ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO ), de Agostino Ferrente / ITÁLIA
THE OTHER( EL OTRO ), de Ariel Rotter / ARGENTINA, FRANÇA, ALEMANHA
THE SUMMER SOLSTICE, de Li Ruijun / CHINA
THE SWINGING DOLL( LA MUÑECA DEL ESPACIO ), de David Moncasi / ESPANHA
THE WAR ON DRUGS, de Sebastian J. F. / ÁUSTRIA
THE WHISPER OF THE SAND( EL RUMOR DE LA ARENA ), de Jesús Prieto, Daniel Iriarte / ESPANHA
THE YELLOW HOUSE( LA MAISON JAUNE ), de Amor Hakkar / FRANÇA, ARGÉLIA
THEY TURNED OUR DESERT INTO FIRE, de Mark Brecke / SUDÃO, CHADE, EUA
TRESSETTE - A STORY OF AN ISLAND( TRESETA ), de Drazen Zarkovic, Pavo Marinkovic / CROÁCIA
TRICKS( SZTUCZKI ), de Andrzej Jakimowski / POLÔNIA
TWO EMBRACES( DOS ABRAZOS ), de Enrique Begné / MÉXICO
UM LUGAR NO CINEMA( UN LUGAR EN EL CINE ), de Alberto Morais / ESPANHA
USED PARTS( PARTES USADAS ), de Aarón Fernández / MÉXICO, FRANÇA, ESPANHA
UTOPIA 79, de Joan Lopez / ESPANHA
VÔO LIVRE( VOGELFREI ), de Janis Kalejs, Gatis Smits, Janis Putnins, Anna Viduleja / LETÔNIA
WAR / DANCE, de Sean Fine, Andrea Nix Fine / EUA
WE ARE TOGETHER( THINA SIMUNYE ), de Paul Taylor / REINO UNIDO
WHOLETRAIN, de Florian Gaag / ALEMANHA, POLÔNIA
XXY, de Lucia Puenzo / ARGENTINA, ESPANHA
YEAR OF THE FISH, de David Kaplan / EUA

Panorama Brasil

Perspectiva

Longas-metragens

ANDARILHO, de Cao Guimarães / BRASIL
BRIGADA PÁRA-QUEDISTA, de Evaldo Mocarzel / BRASIL
DESERTO FELIZ, de Paulo Caldas / BRASIL, ALEMANHA
ESTÓRIAS DE TRANCOSO, de Augusto Sevá / BRASIL
FUGA SEM DESTINO, de Afonso Brazza / BRASIL
ILUMINADOS, de Cristina Leal / BRASIL
JARDIM ÂNGELA, de Evaldo Mocarzel / BRASIL
JOGO DE CENA, de Eduardo Coutinho / BRASIL
JUÍZO, de Maria Augusta Ramos / BRASIL
MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR, de Lucia Murat / BRASIL, FRANÇA, URUGUAI
NOME PRÓPRIO, de Murilo Salles / BRASIL
O CINEMA DOS MEUS OLHOS, de Evaldo Mocarzel / BRASIL
O ENGENHO DE ZÉ LINS, de Vladimir Carvalho / BRASIL
OLHO DE BOI, de Hermano Penna / BRASIL
ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA?, de Guilherme de Almeida Prado / BRASIL, CHILE
OTÁVIO E AS LETRAS, de Marcelo Masagão / BRASIL
PEQUENAS HISTÓRIAS, de Helvécio Ratton / BRASIL
RITA CADILLAC, A LADY DO POVO, de Toni Venturi / BRASIL
SÓ POR HOJE, de Roberto Santucci / BRASIL
VALSA PARA BRUNO STEIN, de Paulo Nascimento / BRASIL

Médias-metragens

CAMINHONEIROS, de Rodrigo Meirelles, Patricia Oriolo, Juarez Malavazzi Jr. / BRASIL
ESTAMIRA PARA TODOS E PARA NINGUÉM, de Marcos Prado / BRASIL

Curtas-metragens

BALADA DE UM FILME PORNOGRÁFICO, de Anita da Silveira / BRASIL
ELISE, de Fabrício Bittar / BRASIL
ELKE, de Julia Rezende / BRASIL
ESPETO, de Guilherme Marback, Sara Silveira / BRASIL
FLY, de Marcio Salem / BRASIL
JURANDO QUE VIU A PERIQUITA, de João Marcos de Almeida / BRASIL
LUCRECIA, de Cristiano Burlan / BRASIL
O CRIME DA ATRIZ, de Elza Cataldo / BRASIL
O ÚLTIMO QUARTO DE HORA, de Rodrigo Assad / BRASIL, EUA
PROCURANDO JORGE MAUTNER, de Rodrigo Bittencourt / BRASIL
RÉQUIEM, de Felipe Duque / BRASIL
SILÊNCIO, de Sérgio Borges / BRASIL
TRANSE CONFIANTE/ CONFRONTANDO A VIDA, de Inês Cardoso / BRASIL
URUBUS TÊM ASAS, de Marcos Negrão, André Rangel / BRASIL
VERÃO, de Luiz Gustavo Cruz / BRASIL

Competição

5 FRAÇÕES DE UMA QUASE HISTÓRIA, de A. Mendz, C.Azzi, C.Abud, G.Fiúza, L.Gontijo, T.Bahia / BRASIL
A CASA DE ALICE, de Chico Teixeira / BRASIL
A ILHA DA MORTE (EL CAYO DE LA MUERTE), de Wolney Oliveira / BRASIL, CUBA, ESPANHA
A VIA LÁCTEA, de Lina Chamie / BRASIL
AINDA ORANGOTANGOS, de Gustavo Spolidoro / BRASIL
CONDOR, de Roberto Mader / BRASIL
CORPO, de Rossana Foglia, Rubens Rewald / BRASIL
DIÁRIO DE SINTRA, de Paulá Gaitán / BRASIL
ESTÔMAGO, de Marcos Jorge / BRASIL, ITALIA
HERÓIS DA LIBERDADE, de Luca Amberg / BRASIL
INDO.DOC, de Leondre Campos / BRASIL
LADO B - COMO FAZER UM LONGA SEM GRANA NO BRASIL, de Marcelo Galvão / BRASIL
LÍNGUA DE BRINCAR, de Gabriel Sanna, Lucia Castello Branco / BRASIL
MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO, de Beth Formaggini / BRASIL
MEU BRASIL, de Daniela Broitman / BRASIL
MEU NOME É DINDI, de Bruno Safadi / BRASIL
MUTUM, de Sandra Kogut / BRASIL
O BANHEIRO DO PAPA (EL BAÑO DEL PAPA), de Enrique Fernández, César Charlone / BRASIL, URUGUAI, FRANÇA
O GRÃO, de Petrus Cariry / BRASIL
O SIGNO DA CIDADE, de Carlos Alberto Riccelli / BRASIL
OS QUATRO ELEMENTOS EM SI OU O GURU SELVAGEM, de André Martinez / BRASIL
PINDORAMA - A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS SETE ANÕES, de Roberto Berliner, Lula Queiroga, Leo Crivelare / BRASIL
PQD, de Guilherme Coelho / BRASIL
QUER SABER?, de Paulo de Tarso Disca / BRASIL
SEM CONTROLE, de Cris D'amato / BRASIL

Perspectiva | Médias e Curtas

Médias-Metragens

A LONG JOURNEY HOME, de Eileen Thalenberg / CANADÁ
BEYOND SELINUNTE( OLTRE SELINUNTE ), de Salvo Cuccia / ITÁLIA
BRIDGE OVER THE WADI( GESHER AL HAVADI ), de Tomer Heymann, Barak Heymann / ISRAEL
CARTAS A UMA DITADURA, de Inês de Medeiros / PORTUGAL, FRANÇA, BÉLGICA
ESCOLHA DE CHICHESTER( CHICHESTER´S CHOICE ), de Simonee Chichester / CANADÁ, BRASIL
EVERY STEP YOU TAKE, de Nino Leitner / ÁUSTRIA, ESPANHA
GOOD COPY BAD COPY, de Andreas Johnsen, Henrik Moltke, Ralf Christensen / DINAMARCA
HOMECOMINGS( RITORNI ), de Giovanna Taviani / ITÁLIA
IRANIAN KIDNEY BARGAIN SALE( REA PÅ NJURE ), de Nima Sarvestani / SUÉCIA
KORYO SARAM THE UNRELIABLE PEOPLE, de Y. David Chung, Matt Dibble / CAZAQUISTÃO
LOVE AND WORDS, de Sylvie Ballyot / FRANÇA
MOKEN, RIGHT?, de Taryart Datsathean, Phisan Sangjan / TAILÂNDIA
ON A TIGHTROPE, de Petr Lom / CANADÁ, NORUEGA
PÉDRA. A REPORTER WITHOUT BORDERS( PÉDRA. UN REPORTER SENZA FRONTIERE ), de Villi Herman / SUÍÇA
PLANET EARTH, de Alastair Fothergill, Mark Linfield / REINO UNIDO
PRIMROSE HILL, de Mikhaël Hers / FRANÇA
R-EXISTENCE - WOMEN FROM THE SOUTH( R-ESISTENZE - DONNE DEL SUD ), de Marco Pasquini / ITÁLIA
STRAWBERRY FIELDS( SADOT ADUMIM ), de Ayelet Heller / ISRAEL
THE EMERALD EMPIRE, de Aida Martinez Pineda / COLÔMBIA
THE LAST JEWS OF LIBYA, de Vivienne Roumani-Denn / EUA
THE STUDENT'S HAPPY LIFE IN ART SCHOOL, de Yu Zhou / CHINA

Curtas-metragens

200000 PHANTOMS( NIJUMAN NO BOREI ), de Jean-Gabriel Périot / FRANÇA
A MOMENT, de Valeria Ruiz / REINO UNIDO
A RED RECIPE TO COOK CRUSTACEANS( UNA RECETA ROJA PARA COCINAR CRUSTACEOS ), de Eun Hee Ihm / MÉXICO
ANA´S WAY( EL CAMINO DE ANA ), de Richard Vazquez / ESPANHA
CASA, de Ali Benkirane / FRANÇA, MARROCOS
DADDY-O, de Esben Larsen / DINAMARCA
DUNK, de Patrick Bagot / FRANÇA
ETERNALLY YOURS( FUROCHOJU ), de Atsushi Ogata / JAPÃO
EVEN IN DREAMS( MEME EN REVE ), de Alice Taylor / FRANÇA
FIRM BRO!( ¡FIRMES CARNAL! ), de Octavio Gasca / MÉXICO
FOUND OBJECTS, de David Birnbaum / CANADÁ
GRANDMA( AH MA ), de Anthony Chen / CINGAPURA
GREEN MERCEDES( MERTSEDES YERUKA ), de Sarit Zarivach / ISRAEL
HOTEL CHEVALIER, de Wes Anderson / EUA
HOTEL PARADISO, de Florian Röser / ALEMANHA
I, de Luke Losey / REINO UNIDO
IF I FALL( JOS KAADUN ), de Hannaleena Hauru / FINLÂNDIA
IMPRUDENCE( L'IMPRUDENCE ), de Katell Quillévéré / FRANÇA
INTIMACY( INTIMITÀ ), de Matteo Minetto / FRANÇA
É O QUE VOCÊ USA( TOUT EST QUESTION DE FRINGUES ), de Jayro Bustamante / FRANÇA
KALEIDOSKOP, de Thierry Espasa / FRANÇA
LIKE FATHER, LIKE DAUGHTER( TEL PÈRE, TELLE FILLE ), de Sylvie Ballyot / FRANÇA
MAGMA, de Vicente Navarro / ESPANHA
MANON NO ASFALTO( MANON SUR LE BITUME ), de Elizabeth Marre, Olivier Pont / FRANÇA
MENTIRAS, de Nick Higgins / MÉXICO
NA LUA( DANS LA LUNE ), de Esteben Chacón / FRANÇA
NASIJA, de Guillermo Rios / ESPANHA
O PEQUENO MARTIN( LE PETIT MARTIN ), de Violaine Bellet / FRANÇA
OTRA FORMA DE VOLAR, de Alfredo Garcia Revuelta / ESPANHA
PIRANHA, de Irina Goundortseva / AUSTRÁLIA
RUPTURA( PECH ), de Mathijs Geijskes / HOLANDA
SAM AND PICCOLO, de Adam Walker / AUSTRÁLIA
SEA OF TRANQUILITY, de JP Bolles / EUA
SECRETS & LIES, de Che Jiyoung / CORÉIA DO SUL
SEREIA, de Jose Maria Vaz da Silva / PORTUGAL
SMILING DOG( DER LACHENDE HUND ), de Shohreh Jandaghian / ALEMANHA
SONGS IN THE KEY OF DEATH, de Aleks Bryant / AUSTRÁLIA
STRING, de Naomi Wright / REINO UNIDO
TÃO FELIZ QUANTO EDWARD( HEUREUX QUI COMME EDOUARD ), de Franck Lebon, Vincent Burgevin / FRANÇA
THE PARABOLIC DISH( LA PARABOLICA ), de Xavi Sala / ESPANHA
THE RED GOLD( L'ORO ROSSO ), de Cesare Fragnelli / ITÁLIA
TOGETHER( VMESTE ), de Denes Nagy / HUNGRIA
TRABALHO DO AMOR( LOVE'S LABOUR ), de Natasha Pincus / AUSTRÁLIA
TRACKS, de Martin Smith / ESCÓCIA
UM OLHAR( UN REGARD ), de Alexis Mallet / FRANÇA
UNDER CONSTRUCTION, de Zhenchen Liu / FRANÇA
WOMEN OF DORFAK( ZANAN -E- DORFAK ), de Mohammad Nami / IRÃ

+ Filmes

SESSÕES ESPECIAIS

BRAND UPON THE BRAIN, de Guy Maddin / CANADÁ, EUA
A IDADE DA TERRA, de Glauber Rocha / BRASIL
TABU, de Friedrich Wilhelm Murnau / EUA, ALEMANHA
O PASSADO, de Hector Babenco / BRASIL, ARGENTINA – filme de abertura da 31ª Mostra
LOST, LOST, LOST, de Jonas Mekas / EUA – cópia restaurada
O FILME DE NICK( NICK'S MOVIE ), de Nicholas Ray, Wim Wenders / ALEMANHA
GAROTO CÓSMICO, de Alê Abreu / BRASIL

FÉRID BOUGHÉDIR - MEMBRO DO JÚRI

HALFAOUINE( ASFOUR STAH ), de Férid Boughédir / FRANÇA, TUNÍSIA
VERÃO EM LA GOULETTE( UN ETÉ À LA GOULETTE ), de Férid Boughédir / FRANÇA, BÉLGICA, TUNÍSIA

ZÉ DO CAIXÃO

ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO, de José Mojica Marins / BRASIL – inédito - trechos
ESTA NOITE ENCARNAREI NO SEU CADÁVER, de José Mojica Marins / BRASIL
À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA (média-metragem), de José Mojica Marins / BRASIL

RETROSPECTIVA JIA ZHANG-KE

Longas-metragens

DONG, de Jia Zhang-Ke / CHINA, HONG KONG
EM BUSCA DA VIDA( SANXIA HAOREN ), de Jia Zhang-Ke / CHINA, HONG KONG
INÚTIL( WU YONG ), de Jia Zhang-Ke / HONG-KONG, CHINA
O MUNDO( SHIJIE ), de Jia Zhang-Ke / CHINA
PICKPOCKET( XIAO WU ), de Jia Zhang-Ke / CHINA, HONG KONG
PLATAFORMA( ZHANTAI ), de Jia Zhang-Ke / CHINA, JAPÃO, FRANÇA
PRAZERES DESCONHECIDOS( REN XIAO YAO ), de Jia Zhang-Ke / CHINA, JAPÃO, CORÉIA, FRANÇA

RETROSPECTIVA JEAN PAUL CIVEYRAC

Longas-metragens

ATRAVÉS DA FLORESTA( À TRAVERS LA FORÊT ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
FANTASMAS( FANTÔMES ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
NEM DE EVA, NEM DE ADÃO( NI D'ÈVE NI D'ADAM ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
O DOCE AMOR DOS HOMENS( LE DOUX AMOUR DES HOMMES ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
OS SOLITÁRIOS( LES SOLITAIRES ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
TODAS AS BELAS PROMESSAS( TOUTES CES BELLES PROMESSES ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA

Curtas

A VIDA SEGUNDO LUC( LA VIE SELON LUC ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA
A FACE BELA DA TRISTEZA( TRISTESSE BEAU VISAGE ), de Jean Paul Civeyrac / FRANÇA

SELEÇÃO CLAUDE LELOUCH

A CORAGEM DE AMAR( LE COURAGE D’AIMER ), de Claude Lelouch / FRANÇA
CRIMES DE AUTOR( ROMAN DE GARE ), de Claude Lelouch / FRANÇA
ITINERÁRIO DE UM AVENTUREIRO( ITINERAIRE D'UN ENFANT GÂTÉ ), de Claude Lelouch / FRANÇA, ALEMANHA
OS MISERÁVEIS( LES MISERABLES ), de Claude Lelouch / FRANÇA
RETRATOS DA VIDA( LES UNS ET LES AUTRES ), de Claude Lelouch / FRANÇA
RENDEZ-VOUS( C'ETAIT UN RENDEZ-VOUS ), de Claude Lelouch / FRANÇA
TEM DIAS DE LUA CHEIA( IL Y A DES JOURS... ET DES LUNES ), de Claude Lelouch / FRANÇA
TOUT ÇA POUR ÇA, de Claude Lelouch / FRANÇA, CANADÁ
UM HOMEM, UMA MULHER( UN HOMME ET UNE FEMME - VINGT ANS DÉJÀ ), de Claude Lelouch / FRANÇA

SELEÇÃO FESPACO | CINEMA AFRICANO

Longas-metragens
ALI ZAOUA, de Nabil Ayouch / MARROCOS
AS MIL E UMA MÃOS( LES MILLE ET UNE MAINS ), de Souhel Benbarka / MARROCOS
BAARA, de Souleymane Cissé / REPÚBLICA DE MALI
BUUD YAM, de Gaston J-M Kaboré / REPÚBLICA DO BURQUINA FASSO
DJELI, de Fadika Kramo-Lanciné / COSTA DO MARFIM
DOCUMENTOS( PIECES D´IDENTITES ), de Mweze Dieudonné Ngangura / REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
DRUM, de Zola Maseko / ÁFRICA DO SUL
EM NOME DO CRISTO( AU NOM DU CHRIST ), de Roger Gnoan M´Bala / COSTA DO MARFIM
FINYÉ, de Souleymane Cissé / REPÚBLICA DE MALI
GUIMBA - UM TIRANO, UMA ÉPOCA( GUIMBA - UN TYRAN, UNE EPOQUE ), de Cheick Oumar Sissako / REPÚBLICA DE MALI
HERANÇA ÁFRICA( HERITAGE AFRICA ), de Kwaw Ansah / REPÚBLICA DE GANA
HEREMANOKO - ESPERANDO A FELICIDADE( HEREMAKONO - EN ATTENDANT LE BONHEUR ), de Abderrahmane Sissako / REPÚBLICA ISLÂMICA DA MAURITÂNIA
HISTÓRIA DE UM REENCONTRO( HISTOIRE D´UNE RENCONTRE ), de Brahim Tsaki / ARGÉLIA
MUNA MOTO, de Jean-Pierre Dikongué-Pipa / REPÚBLICA DOS CAMARÕES
SARRAOUNIA, de Med Hondo / REPÚBLICA ISLÂMICA DA MAURITÂNIA
TILAÏ, de Idrissa Ouedraogo / REPÚBLICA DO BURQUINA FASSO

Média-metragem
LE WAZZOU POLYGAME, de Oumarou Ganda / NIGÉRIA