Batalha por reconhecimento
Screamers discute o genocídio através do primeiro exemplo do século XX: a Armênia
PEDRO BELO
O FINO DA MOSTRA
Em 1939, pouco antes da invasão da Polônia pelos nazistas, Adolf Hitler teria se perguntado em um de seus discursos: "Quem se lembra hoje do extermínio dos armênios?". Ainda hoje, quase setenta anos depois, a resposta é a mesma. Muitos não se lembram. Outros nunca ouviram falar.
A pergunta retórica de Hitler faz referência ao genocídio armênio, praticado entre 1915 e 1923 pelo governo turco. Estudiosos apontam que o holocausto armênio teria sido uma enorme “inspiração” para a limpeza étnica do ditador nazista. O holocausto alemão matou cerca de 6 milhões de judeus. O então Império Turco Otomano assassinou cerca de 1 milhão e meio de armênios. Há uma diferença notável entre os dois genocídios: a grande maioria dos nazistas foi à julgamento e foi condenada por seus crimes de guerra. O governo turco nunca reconheceu seus crimes e nunca foi julgado.
Este é o pano de fundo de Screamers. A jornalista Carla Garapedian utiliza imagens fortes, relatos de estudiosos e especialistas e depoimentos tristes de sobreviventes dos mais diversos massacres do século XX para construir um verdadeiro tratado sobre o conceito de genocídio. O documentário mostra como o holocausto armênio foi precursor de uma série de massacres escondidos e camuflados como "conflitos étnicos". Fica clara a intenção de evitar, através do reconhecimento do massacre, que tragédias históricas como o que aconteceu na Armênia, se repitam.
Por isso, Garapedian trata principalmente da batalha pelo reconhecimento do genocídio armênio pela sociedade mundial e acompanha a luta dos ativistas para conseguir que o governo turco pague por seus crimes. Entre os ativistas estão os integrantes da banda System of a Down, todos de origem armênia. A jornalista acompanhou a banda em uma turnê pela Europa em 2005 - ano em que o genocídio completou seu nonagésimo aniversário – e apresenta em seu filme a banda e suas opiniões sobre o incidente que marcou para sempre a história do povo armênio.
Apesar de ser um prato cheio para os fãs do System of a Down, o documentário passa longe do gênero musical. Não é nenhuma novidade que a banda seja engajada em questões políticas e sociais, mesmo assim, é uma boa oportunidade para conhecer de perto o empenho de seus integrantes na batalha pelo reconhecimento dos crimes de genocídio praticados pelo governo turco. Uma batalha travada dentro e fora dos palcos, que enfrenta a resistência, a omissão e o desconhecimento do resto mundo. Screamers mostra a agonia de povos massacrados que ainda não tiveram seus julgamentos de Nuremberg.
SCREAMERS
(Screamers, Inglaterra/EUA)
Direção: Carla Garapedian
Competição | 2006 | 91 min
21/10 | 19:00 Cine Bombril 1
23/10 | 21:00 Unibanco Arteplex 2
28/10 | 13:30 Espaço Unibanco 3
22/10 | 19:00
CLUBE DA MOSTRA
Shopping Frei Caneca – 5º andar
Debate :: O GENOCÍDIO ARMÊNIO
Carla Garapedian (diretora de SCREAMERS)
Eileen Thalenberg e Gail Mcintyre (diretora e produtora de A LONGA VOLTA PARA CASA)
Lusine Yeghiazarian (Letras USP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário