25 de out. de 2007

Condor

Salvo pelos próprios ditadores

O único mérito de Condor são as confissões dos militares, ridicularizadas ao longo de todo o filme

LUIZ FELIPE FUSTAINO
O FINO DA MOSTRA


Condor são dois filmes, não um. O primeiro deles contextualiza a operação Condor, uma estratégia armada pelos militares ditatoriais da America Latina dos anos 70, sobretudo países como Argentina, Chile e Brasil. O outro traz histórias de bebês seqüestrados pelas ditaduras e que migraram de um país a outro por meio desse aparelho militar integrado. O primeiro, político e engajado, é um péssimo filme. O segundo, em que extrapola a questão política e aborda dramas familiares com certa sensibilidade, é tolerável, mas tão curto que acaba sendo também irrelevante.

O verdadeiro mérito do diretor Roberto Mader foi mostrar Jarbas Passarinho, aliado do ditador Figueiredo, assumindo a existência da Operação Condor. Mas a abordagem totalmente comprometida com a vilanização dos ditadores faz com que o documentário falte com a verdade histórica.

Mader consegue responder à pergunta "como foi a operação?", mas só é capaz de respondê-la pois aquele material, repleto de torturas, mortes e desaparecimentos, compromete apenas os réus de seu filme. O diretor evita tratar de uma pergunta crucial: afinal, por que existiram os anos de Condor? Qual seria a razão para se armar um esquema continental de repressão? Ao deixar esse assunto de lado, têm-se a impressão de que os militares são gratuitamente truculentos.

Evitar esse questionamento sinaliza um diretor comprometido com as esquerdas, vitimizadas de cabo a rabo ao longo do documentário. Para responder a essa pergunta, seria preciso mostrar atitudes violentas realizadas por aqueles em quem Mader prefere fazer um cafuné.

A ausência de um olhar autocrítico dessas esquerdas faz de Condor um documento histórico muito frágil. Por ironia do destino, são os depoimentos de Jarbas Passarinho e Manuel Contrera, aqueles que a montagem prefere expor ao ridículo, que dão algum valor ao filme. Até porque são eles os personagens realmente confrontados pelo diretor. Se também colocasse as esquerdas no banco dos réus, talvez Condor não seria tão descartável.

CONDOR
(Condor, Brasil)
Direção: Roberto Mader
Competição | 2007 | 108 min

24/10 | 21:30 - Frei Caneca Unibanco Arteplex 2
25/10 | 13:00 - Frei Caneca Unibanco Arteplex 1
01/11 | 21:10 - Frei Caneca Unibanco Arteplex 3

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