São Paulo dará início à sua 31ª Mostra de Cinema depois que Nova Iorque tiver encerrado seu 45º film-festival. Mas é só em tradição que Sampa fica pra trás. Se aqui serão exibidos quase 500 filmes em duas semanas, Nova Iorque selecionou nesse ano apenas 29 filmes, além de algumas sessões especiais (entre elas, uma homenagem ao cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade).
Dos 29 filmes do festival novaiorquino, que termina nesse domingo com a exibição da animação Persépolis, a Mostra já confirmou a exibição de 14. (Atualização, 15/10, 16h - O filme Persépolis acabou de ser confirmado na Mostra. Com isso, o número de filmes sobe para 15.)
São eles:
Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men), de Joel e Ethan Coen [Perspectiva]. A adaptação da memorável novela de Cormac McCarthy foi adaptada com muita sobriedade nas mãos dos irmãos Coen e narra a fuga de um jovem veterano do Vietnã que, carregando heroína e uma mala cheia de dinheiro, atravessa o oeste do Texas, sul dos EUA. Com Javier Bardem e Tommy Lee Jones.
Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited), de Wes Anderson [Perspectiva]. Filme de abertura do festival novaiorquino, a comédia é um dos marcos da atual "New York wage" e narra a passagem de três irmãos pela Índia, onde tentam reatar seus laços fraternais um ano após a morte do pai. As semelhanças com os road-movies independentes Sideways – Entre Umas e Outras e Pequena Miss Sunshine, ambos indicados ao Oscar, fazem do filme um forte concorrente à premiação do ano que vem. Com Owen Wilson e Adrien Brody.
I’m Not There, de Todd Haynes [Perspectiva]. As muitas fases de Bob Dylan retratadas por atores diferentes – desde Richard Gere até a elogiada Cate Blanchett – e com recursos de filmagem e direção que também variam ao longo do filme. Não é mais uma dessas biografias que estão pipocando por aí desde Ray.
Inútil (Useless), de Jia Zhang-ke [Retrospectiva Jia Zhang-ke]. A Mostra exibirá todos os filmes do mais prestigiado diretor chinês da atualidade. Inútil aborda o negócio da moda da China e, sem entrar na onda do documentário opinativo, discute o significado desse mercado num mundo globalizado. Uma das perguntas do filme: como a China pode ser o maior fabricante de roupas e não ter uma única marca de sucesso mundial?
Go Go Tales, de Abel Ferrara [Perspectiva]. Poucos prestaram atenção nesse filme, que não está em nenhuma lista dos destaques da Mostra. A comédia traz Willem Dafoe no papel de um dono de boate de strippers incomodado com as dificuldades cada vez maiores que enfrenta em seu cabaré. Quando tira a sorte grande na loteria, perde o bilhete premiado.
E também...
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile), de Cristian Mungiu [Perspectiva]
Atrizes (Actrices), de Valeria Bruni Tedeschi [Competição]
Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before Devil Knows That You Are Dead), de Sidney Lumet [Perspectiva]
Calle Santa Fe, de Carmem Castillo [Perspectiva]
Flight of the Red Balloon (Le Voyage du Ballon Rouge), de Hou Hsiao-Hsien [Perspectiva]
En la Ciudad de Sylvia, de José Luis Guerín [Perspectiva]
El Orfanato, de Juan Antonio Bayona [Competição]
Paranoid Park, de Gus Van Sant [Perspectiva]
Redacted, de Brian de Palma [Perspectiva]
Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
Nenhum comentário:
Postar um comentário