Para organizar os quase 500 filmes que serão exibidos, a Mostra é organizada em seções (mostras secundárias). Este ano, a divisão é entre Perspectiva, Panorama Brasil, Retrospectiva Jean-Paul Civeyrac, Seleção Claude Lelouch, Seleção FESPACO e Sessões Especiais.
Perspectiva. Seleção de filmes internacionais que pretende mostrar o que de mais interessante foi feito nos dois últimos anos. É a maior seção, com 256 filmes. Destes, 106 filmes competem pelo voto do público - a chamada Competição de Novos Diretores. A competição é só entre filmes de diretores que estejam apresentando o primeiro ou segundo filme. Após a exibição, quem assistiu pode votar e, ao final da Mostra, o eleito recebe o Prêmio do Público. Perspectiva também apresenta curtas e médias metragens.
Panorama Brasil. Dedicada exclusivamente às produções nacionais. Exibe longas, médias e curtas-metragens e grande parte é do gênero documentário. Neste ano, serão exibidos filmes de diretores experientes, como Toni Venturi, Helvécio Ratton, e Eduardo Coutinho. Para quem não é tão experiente assim, há a Competição de Novos Diretores.
Retrospectiva Jean-Paul Civeyrac. O cineasta francês nunca teve nenhuma de sua obras exibidas no Brasil, mas já participou da competição no Festival de Cannes e foi premiado no Festival de Belfort. Serão exibidos 6 longas e 2 curtas.
Seleção Claude Lelouch. Depois de ter assinado a direção de 50 filmes, Lelouch, também francês, ganhou espaço na Mostra, com 8 longas. Destaque para Um Homem, Uma Mulher, que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro e Palma de Ouro. O diretor também aproveita para lançar seu novo filme, Crimes de Autor, que participou do último Festival de Cannes.
Retrospectiva Jia Zhang-Ke. O chinês, um dos grandes críticos da globalização, terá todos os seus filmes exbidos na Mostra. São 7 ao total, incluindo O Mundo, vencedor do Prêmio da Crítica da Mostra em sua 29ª edição.
Seleção FESPACO. A África ganhou seção especial, com 17 filmes vencedores do FESPACO - Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu. Será possível ver filmes da Mauritânia, Marrocos, Mali e de outros países cuja cinematografia pouco aparece por aqui.
Sessões Especiais.
- O Passado, que será exibido na cerimônia de abertura (só para convidados);
- Brand Upon the Brain, com narração ao vivo de Marilia Gabriela e performances no palco;
- Tabu, acompanhado pelo pianista Paulo Braga;
- A Idade da Pedra, último filme de Glauber Rocha;
- Lost, Lost, Lost, em cópia resutaurada, de Jonas Mekas;
- O Filme de Nick, de Nicholas Ray e Win Wenders;
- Garoto Cósmico, animação nacional de Alê Abreu;
- Fuga Sem Destino, de Afonso Brazza.
[Para ver a programação completa, clique aqui >>]
16 de out. de 2007
Entenda as seções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário